top of page

Criando sistemas de identidade para marcas

  • Foto do escritor: André Viana
    André Viana
  • 10 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2022

Um sistema de identidade de marca é como os elementos da marca trabalham juntos para criar um design notável. É como todos os componentes do design convivem juntos para que surja então uma identidade: uma marca.



O termo branding se torna cada vez mais popular a cada dia, pois os negócios precisam compreendê-lo mais para sobreviver em um oceano de competição. Na maioria das vezes, as pessoas que não têm experiência em design têm pelo menos uma vaga ideia do que a marca implica. No entanto, muito poucas pessoas sabem o que implica um sistema de identidade de marca.


A identidade de um produto ou serviço geralmente consiste em um logotipo, paleta de cores, curadoria de tipografia e qualquer outro elemento necessário para criar uma conexão sólida com o público final. Estes podem incluir conjuntos de ícones, ilustrações, padrões, texturas e assim por diante. Se bem feitas, essas características começam a se fixar na mente das pessoas, posicionando a marca e tornando-a reconhecível.


O segredo para brincar com todos esses elementos é a criação de um sistema de identidade de marca consistente. Uma coisa é selecionar uma bela paleta de cores, mas é uma história totalmente diferente fazê-la funcionar com os principais recursos e objetivos da marca.


Quanto mais forte for um sistema de marca, mais fácil será replicar e reconhecer. Isso cria consistência entre diferentes canais, potencializando a mensagem da marca. Por um lado, se um sistema muito complexo for desenvolvido, é relativamente fácil comprometer sua replicabilidade. No momento em que alguém tiver que reproduzir o sistema, detalhes podem se perder no caminho. Em outro extremo, se um sistema for excessivamente simples e se marcar apenas por mera repetição, tornamos a identidade de um negócio simplista e desinteressante. Por isso, nosso desafio como designers é justamente buscar esta arte de equilibrar extremos.

No geral, a ideia de um sistema de marca sólido é fazer que ele possa ser replicado sem que grandes dúvidas surjam no caminho. Como designers, tendemos a nos concentrar mais no lado estético das coisas, no entanto, se queremos que nossa marca transcenda uma dimensão única, é fundamental transmitir sua profundidade ao mesmo tempo que mantemos sua reprodução clara, forte e simples.



Além de um livro que funciona como o chamado "manual de identidade", que normalmente possui informações técnicas como códigos cromáticos, reduções, espaçamentos mínimos, por exemplo, acreditamos que criar um documento que explique como usar os recursos gráficos é muito útil ao tentar tornar uma marca fácil de reproduzir. No estúdio Naneki chamamos este documento de "Visão Gráfuca:. Ele consiste em exemplos e visualizações realistas de como os elementos gráficos podem ser usados em vários canais e pontos de contato, tornando assim a manifestação sistemática da identidade e o uso de cada elemento bastante evidente.

Comments


logo_icon_circle.png

© 2024 Todos os Direitos Reservados

Belo Horizonte /MG

Divinópolis / MG

Brasil

bottom of page