Consistência: que conceito incrível é este?
- André Viana
- 10 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2022
Compreender os diferentes valores entre intensidade e consistência é fundamental. Muitas vezes procuramos soluções rápidas ao invés de construir processos profundos e benéficos e investir a longo prazo neles, e isso vale tanto no mundo dos negócios quanto em nossa vida pessoal.

Há poucos dias, enquanto estava “investindo” meu tempo na internet, encontrei um vídeo maravilhoso. Muito simples e inteligente, o autor e palestrante britânico-americano Simon Sinek explicava em menos de quatro minutos as diferenças fundamentais entre “intensidade e consistência” (clique para assistir). Fiel ao seu estilo e com magníficas ilustrações animadas de fundo, ele explicou o verdadeiro valor de fazer as coisas aos poucos, com paciência e sem grandes esforços... ser consistente.
Ele falou sobre ser consistente na academia, na dieta, no trabalho, com a família… na vida. Como me encontro imerso no meu pequeno mundo do design, entre conceitos e linhas gráficas que buscam ser ao mesmo tempo funcionais, estéticos e eloquentes, sinto a necessidade de levar a teoria de Sinek para a minha realidade: Uma realidade compartilhada com todas as marcas que trabalhamos todos os dias.
Essas marcas devem ser consistentes em sua comunicação, aproveitar todas as chances que têm para continuar enviando mensagens para seus interlocutores. Como um vazamento que depois do expediente consegue encher um recipiente, as marcas penetram na mente do cliente quando cumprem a tarefa de falar com consistência e por meio de mensagens específicas.
Um bom projeto de identidade de marca reúne todos os esforços por trás de seu conceito de comunicação para aplicá-los em cada elemento de design: papelaria, digital, web, embalagens, etc. Cada pequeno detalhe agrega valor à marca, desde que siga na mesma direção e se é entendido como parte da própria marca.
Comments