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Cinco erros que você pode estar cometendo ao tentar cultivar sua marca

  • Foto do escritor: André Viana
    André Viana
  • 8 de set. de 2022
  • 3 min de leitura

Cultivar uma marca não é tão fácil quanto parece. Quando se trata de se manter competitivo no ambiente de negócios atual, uma marca eficaz desempenha um papel significativo para determinar se seu negócio será bem-sucedido ou não.


É um trabalho que leva tempo e depende diretamente das estratégias certas para criar uma marca eficaz, além de promovê-la para aumentar seu valor e a conscientização da marca. Muitos negócios tendem a cometer os mesmos erros quando se trata de criar e cultivar suas marcas.


A partir de minha experiência pude observar em primeira mão quais são esses erros, então aqui vai uma descrição objetiva dos cinco erros mais comuns que os negócios cometem e como evitá-los:



1. Comunicação ineficaz


Uma das principais causas de fracasso, em relação às identidades de marca, é a incapacidade de se comunicar de forma eficaz. Ter uma mensagem de marca pouco clara pode levar a um cliente potencial confuso e pode impedir um negócio de atingir todo o seu potencial. As marcas vivem na cabeça das pessoas, é como as pessoas pensam e sentem sobre elas. Uma marca não é um nome, marca registrada, logotipo ou produto. Para que uma mensagem concreta seja transmitida de forma eficaz, considerar como você deseja que sua marca seja percebida é crucial ao desenvolver sua identidade. Como sua marca fica na cabeça dos consumidores? Quando sua mensagem estiver clara, sua marca terá um ótimo começo.


Muitas marcas não dedicam tempo para revisar sua imagem e mensagem de marca, nem escolhem um ponto de partida claro e forte. Encontrar isso, identificar as qualidades que diferenciam a marca da concorrência é descobrir as vantagens com as quais sua marca pode trabalhar. Quando esta informação valiosa está clara como cristal, ela deve ser comunicada completamente.


2. Inconsistência da marca


Não importa se a mensagem da sua marca é evidente e se a comunicação da sua marca é visível se não houver consistência da marca. Sua repetitividade juntamente com outros elementos de comunicação como logotipo, paleta de cores, seleção de tipografia adequada, entre outros elementos de design devem ser consistentes em todos os canais de comunicação. Isso pode incluir peças impressas, publicidade, site, mídia social etc. Essa congruência de marca fortalecerá e posicionará uma marca a ponto de ser inesquecível e notável.


3. Design inapropriado


O design tem tudo a ver com a identidade da marca e seu posicionamento no mundo. É importante afirmar que isso não envolve apenas um bom logotipo, mas antes é o que determina como será a aparência da marca. É o conjunto de elementos em torno do qual a marca gira. Como mencionado anteriormente, podem incluir logotipos, ícones, paleta de cores, conjunto tipográfico, padrões, ilustrações, estilo de fotografia, entre outros, dependendo das necessidades de cada marca. Isso é o que costumamos chamar de Brand Design ou Design de Marcas.


Uma identidade de marca bem estruturada e bem projetada pode dar a impressão de um negócio valoroso, criando confiança e incentivando os consumidores a comprar daquela empresa específica. Em contraste, uma marca mal projetada tende a afastar os clientes. A utilização de serviços profissionais para o desenvolvimento de um design ou branding adequado ao seu negócio levará a uma aparência profissional e, consequentemente, a uma marca mais bem-sucedida. Ser autêntico quando se trata de identidade de marca só fará com que sua marca se destaque.


4. Falta de ação nas redes sociais

Estamos em 2022 e é quase impossível administrar um negócio sem presença nas mídias sociais. Estamos inundados com esses canais, mas dependendo do tipo de negócio são as plataformas nas quais esses esforços são focados. Depende do seu público-alvo, no entanto as plataformas de redes sociais são uma ótima forma de adquirir novos clientes, para promoção e posicionamento da marca. Uma boa maneira de maximizar a exposição é postar regularmente e promover anúncios exclusivos com base em uma imagem de marca consistente.


5. Tentar se especializar em tudo

Outro grande erro é tentar se especializar em tudo. O melhor é centrar sua atenção no que você e sua empresa fazem de melhor; e deixe que os especialistas se concentrem no que sua marca não é especializada. Isso não significa que você não deva ter uma estratégia promocional completa ou que não deva oferecer determinados serviços. Criar parcerias e colaborar com pessoas do mesmo setor ou mesmo de áreas diferentes proporcionará melhores resultados, o que significa clientes mais felizes. Essas alianças fornecerão melhores serviços e ajudarão a alcançar um público maior, engajando, portanto, novos clientes em potencial. Procure profissionais para lidar com aspectos técnicos da criação de sites, design, ou qualquer coisa que esteja faltando na sua marca. Não podemos ser especialistas em tudo de qualquer maneira.

 
 
 

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