5 fatos sobre como o design de marca ajuda a atingir objetivos de negócio
- André Viana
- 16 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Os negócios devem se concentrar no desenvolvimento de produtos ou serviços que acompanhem o ritmo acelerado e exigente de nossos tempos. A percepção do público sobre tudo o que é vivenciado nos pontos de contato dessas empresas é o que de fato definimos como “marca”.

O design e o marketing desempenham um papel importante nisso, pois a marca permite que os negócios encontrem sua verdadeira voz e a comuniquem claramente ao seu público, a fim de se destacar da concorrência e fazer uma declaração forte que conquistará a confiança e a atenção dos consumidores.
Então decidi listar aqui de maneira objetiva 5 fatos sobre como a marca ajuda a atingir esse objetivo.
1- Demonstra exclusividade Ter uma personalidade de marca definida diferencia sua empresa da concorrência. Como indivíduos temos características únicas que nos definem dos demais e o mesmo acontece com as marcas. À medida que traduzimos características intangíveis em informações visuais usando recursos de design como cores, símbolos, tipografia e formas, começamos a desenvolver uma personalidade visual de marca.
2- Cria uma conexão emocional com seus consumidores Como seres humanos, vivemos e compreendemos nosso mundo por meio da narrativa, da mesma forma que as marcas fazem isso para comunicar quem são e o que fazem. Ao utilizar ferramentas poderosas como o design, as empresas visam estabelecer conexões emocionais com seu público, gerando essa “coisa” que nos faz sentir identificados uns com os outros comumente chamado de empatia.
3- Comunica a essência do negócio Por meio do design de marca as empresas podem demonstrar com precisão as qualidades, as características e os valores dos serviços ou produtos que oferecem. Por exemplo, faz sentido que uma joalheria de alianças concentre seus esforços de comunicação em mostrar o valor que dá à sagrada união entre casais, ou que uma empresa familiar de 150 anos comunique sua tradição e história.
4- Demonstra valor É muito natural que os humanos julguem os outros pelo visual e aparência física. Por que seria diferente para as marcas? Tendo isso em mente, é certo que assim que temos algum tipo de contato com uma marca geramos percepções e ideias em nossa mente e determinamos se nos sentimos identificados com ela ou não. Essa percepção melhora quando as empresas têm uma personalidade de marca bem definida e forte, tornando as marcas mais desejáveis.
5- Alcança maior reconhecimento Uma comunicação e personalidade clara e constante ajuda as pessoas a lembrarem-se de marcas e produtos com mais facilidade. Este é o objetivo final que a maioria dos negócios buscam, ficar no topo da mente de todos os seus consumidores, estar presente no seu dia a dia e contribuir para melhorar alguns aspectos dele.
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